A firma Construções Albino Lucas, Lda dedica-se à construção de edifícios e moradias para venda. Também se dedica a construção de urbanizações. O escritório da empresa localiza-se na Av. Sá Carneiro em Bragança.

A sua atividade de construção centraliza-se no distrito de Bragança, tendo, já construído, edifícios na Zona do Grande Porto, Gondomar e Vila Real de Sto. António.

Esta firma, Construções Albino Lucas Lda, foi fundada no dia 3 de setembro de 1988 pelo Sr. Albino Augusto Lucas, sendo os sócios, o próprio Sr. Albino Lucas e, também, a sua esposa.

Em 12 de setembro de 1991 é feita a inscrição da firma na comissão de alvarás de empresas de obras públicas e particulares, sendo uma das primeiras firmas de Bragança a dispor de um Álvara de Construção Civil.

O primeiro alvará de construtor civil foi atribuído em 1991 aquando da inscrição da empresa na AICCOPN – Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Publicas do Norte.

Atualmente, possui um alvará de classe 4 na subcategoria 1 de edifícios e património construído, com número  14790.

No total são 13 a 15 os trabalhadores que formam as equipas de trabalho.

No escritório a arquiteta Ana Paula Lucas, Engenheiro Técnico Rogério Lucas e o Sr. Lucas, formam uma equipa que trata a preparação e controlo de obra, divisão de logística e da coordenação da execução de obra. A parte administrativa e financeira, como seja, tesouraria, contratação e despedimento de pessoal, execução de contratos de vendas e escrituras é organizada pela Srª Cristina Lucas e Engenheiro Técnico Rogério Lucas .

Em obra são 10 a 15 os trabalhadores que realizam os trabalhos planeados, sendo o Sr. João Cordeiro o encarregado de coordenação da equipa de trabalho, sendo os restantes trabalhadores divididos pelas classes de : Trolhas de 1ª e 2ª Categoria, serventes, pintores, armadores de ferro e carpinteiros.

No ano de 2008, a empresa, recebeu o prémio de “Criação de Emprego” e de “Volume de Faturação” do ano de atividade de 2006, atribuído na “I Gala de Homenagem às Empresas do Concelho” de Bragança, da “Comemoração dos 544 anos da Cidade de Bragança”, que se realizou no dia 20 de Fevereiro de 2008.

No ano de 2016, a empresa, recebeu o prémio de Trás-os-Montes Empreendedor 2016, atribuído pelo NERBA.

organi